Foto: Thays Ceretta (Diário)
*Atualizada às 14h do dia 16 de maio
Atenção, usuários do transporte coletivo de Santa Maria! A partir desta quinta-feira, as paradas de ônibus e o ponto de táxi localizados na Avenida Rio Branco foram reposicionados devido às obras do Plano de Recuperação de Pavimentação da avenida. Conforme a prefeitura de Santa Maria, as alterações vão ser feitas para que seja possível viabilizar a retirada dos paralelepípedos da primeira quadra da via.
A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que a remoção dos paralelepípedos será feita em um primeiro momento na faixa da direita, no sentido Bairro-Centro.
Com isso, somente a faixa da esquerda estará liberada para o trânsito de veículos. Após a retirada dos materiais, a base será refeita, e as pedras recolocadas. Conforme o andamento do trabalho, será avaliada a retirada do paralelepípedo dos outros pontos.
Por conta das mudanças, os usuários de ônibus que costumam utilizar os pontos da Catedral Metropolitana e do Paradão vão precisar se deslocar para outros pontos. As duas paradas de ônibus estão isoladas com fitas. Funcionários do Sistema Integrado Municipal (SIM) estão no local para orientar a população. Não tem previsão de quanto tempo o serviço vai durar, isso depende das questões técnicas e climáticas. As coberturas das paradas de ônibus não serão realocadas.
Prefeitura diz que sem licitação funerária não pode organizar velórios
Na manhã de hoje, alguns usuários estavam perdidos com as alterações.
A aposentada Neli Cavalheiro, 69 anos, ficou por um tempo esperando o coletivo no paradão porque não sabia das mudanças. Já a costureira Maria Neraci de Souza Terres , 59 anos foi direto na parada certa.
_ Eu já sabia, daí vim na parada certa. Bom não está, mas faz parte, tem que ter paciência porque vai ser provisório_ comentou Neraci.
Toda a mudança gera estranheza, mas necessita paciência. A estudante de engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciane Maculan, 23 anos, foi pega de surpresa na manhã desta quinta-feira.
_ Eu não sabia, fui pega de surpresa. Cheguei na parada em frente à Catedral, daí desci, mas aqui o ônibus não está parando. Está um pouco confuso, dessa forma vou ter qua caminhar mais um pouco_ disse Luciane.
Além da realocação dos dois pontos de ônibus, o ponto de táxi que antes ficavam em frente do Paradão, agora, está do outro lado da Avenida Rio Branco. O meio-fio da calçada foi pintado e amarelo e cones estão delimitando a área.
_Os agentes de trânsito deixaram os cones ontem, avisaram a gente e a mudança começou hoje bem cedo. Ajudamos a sinalizar o novo local. Essa é uma alteração necessária, a gente está bem ciente disso, mas pode ser que diminua um pouco o movimento já que antes o nosso ponto ficava em frente ao paradão, mais próximo do fluxo de pessoas_ declara Eduardo Marchesan, 48 anos, taxista.
As alterações vão permanecer até o término das obras.
Veja as mudanças:
Para quem utiliza a parada da Catedral Metropolitana
- Será necessário se dirigir até a quadra de baixo, entre as ruas Vale Machado e Silva Jardim
Para quem utiliza o Paradão
- O ponto foi reposicionado próximo a agência bancária do Bradesco, entre as ruas dos Andradas e Silva Jardim
Para quem precisa do serviço de táxi
- O ponto de táxi que ficava em frente ao Paradão, foi transferido para a área da Zona Azul, no sentido sul-norte da avenida, no outro lado do canteiro da Rio Branco.